quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Doodle do Google homenageia Gioachino Rossini
29.02.2012

O Google fez uma homenagem nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, com um Doodle pelo 220º aniversário de Gioachino Rossini.

Gioachino Antonio Rossini foi um compositor erudito, nasceu em uma família de músicos na cidade italiana de Pesaro no dia 29 de fevereiro de 1792.

Rossini criou 39 óperas e além de trabalhos para música sacra, "cômica" e música de câmara.

Rossini começou criança na música, aos seis anos de idade já tocava o triângulo na banda de seu pai, aos 14 anos, ele passou a estudar em um liceu musical da cidade italiana e começou ter uma grande admiração pelas composições de Haydn e Mozart, devido a essa admiração ganhou o apelido de "il Tedeschino" ( "o alemãozinho").

As grandes dedicação de Rossini foram o teatro e às óperas. O seu sucesso teve início em 1813, com "Tancredi", mas ficou o reconhecimento veio com a sua maior obra cômica "O Barbeiro de Sevilha", Ópera que foi apresentada no dia 20 de Fevereiro do ano de 1816, no Teatro Argentina, em Roma.

Seus trabalhos eram divertidos e irreverentes, começou a ser admirado pelo povo europeu não politizado, chegou a receber o apelido de "Napoleão da Música" pela sua popularidade, pelo escritor francês Henri-Marie Beyle, também conhecido como Stendhal.

Ano Bissexto

O Google aproveitou o Doodle desta quarta-feira para falar sobre o ano bissexto, que é o dia extra (29 de fevereiro) que ocorre a cada quatro anos.

O ano bissexto é a forma de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra, que tem o seu movimento completo ao redor do Sol com a duração de 365 dias e 06 horas.

Os Doodles do Google

Os Doodles do Google são sempre referências a uma data relevante para a sociedade, as imagens fazem referência a uma data comemorativa, um fato histórico ou uma personalidades populares.

Desde o ano de 1998 o Google homenageia através de Doodles, as ilustrações são criadas por equipe especial de profissionais da empresa e sempre tentam fazer referência ao homenageado sem esquecer a marca do Google.

O Doodle tornou-se uma estratégia para chamar a atenção dos internautas para empresa, o que realmente, pois atrai usuários da internet em todo mundo.

Fonte: http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/doodle-do-google-homenageia-gioachino-rossini/3727

VEJAM AS HOMENAGENS QUE JÁ FIZERAM EM DESENHOS ANIMADOS:
PICA PAU CANTANDO O BARBEIRO DE SEVILHA

MICKEY MOUSE E ABERTURA DE GUILHERME TELL

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sobre o Carnaval

Como comentei em aula, pesquisei sobre o carnaval de Veneza:


E também citei o vídeo do Regis Tadeu sobre as escolas de samba no Brasil:



E por uma grande sorte, eu fui a São Paulo e encontrei o Regis Tadeu e o Kid Vinil, onde eles estavam gravando uma matéria que será publicada em breve no " Na mira do Regis" sobre LPs.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

De onde eu "copiei" a aula

Fiz em sala de aula uma atividade onde, cada um deveria cantar uma palavra e o colega seguinte deveria continuar a mesma ideia até que todos tivessem participado da composição improvisada coletiva.
Eu assisti esse vídeo Three Headed Broadway Star ,
 e me senti inspirado para fazer isso em sala de aula, espero que vocês gostem.


Esse é sobre a minhoca: three headed broadway star legendado

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Homenagem

Acho legal que as pessoas "vejam" a música em lugares que elas não estão presente, e com recursos tecnológicos desenvolvem uma arte legal. 
Eu achei engraçada a forma de homenagear a cantora  Whitney Houston que faleceu recentemente em um vídeo no Youtube, para quem assisti desenho japonês (Anime) também vai curtir .

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Paulo César Pinheiro

Creio que nenhum aluno meu ( e muitos dos meus amigos) não conhecem esse compositor brasileiro, PAULO CÉSAR PINHEIRO.
Por isso coloquei essa página da revista do Sesc, mas vocês podem pesquisar mais sobre ele.

Também desafio vocês a procurarem outros compositores brasileiros que tenham uma obra extensa (leia a matéria para ter uma base), e que não estão constantemente na mídia.