Da Redação noticias@band.com.br
O Google faz uma homenagem nesta segunda-feira ao 125º aniversário de nascimento do maior maestro e compositor da música erudita do Brasil, Heitor Villa-Lobos. Ele, que também é conhecido como um revolucionário que provocou um “rompimento” com a música acadêmica no Brasil, compôs mais de mil obras.
O compositor nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1887. Seu pai, Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, incentivou Heitor ainda pequeno na música ao presenteá-lo com uma viola adaptada.
Villa-Lobos tentou derrubar o muro que separa o estilo clássico do popular. Ao contrário da tradição, ele buscou na música indígena e no folclore elementos para suas composições.
O compositor realizou viagens pelo norte e nordeste do Brasil e ficou impressionado com os instrumentos musicais e as cantigas de roda. Suas experiências resultaram em “O Guia Prático”, uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas.
Em 1931, o maestro organizou uma concentração orfeônica chamada “Exortação Cívica”, com 12 mil vozes. Após dois anos assumiu a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística. Desde então, a maioria de suas composições se voltou para a educação musical. Em 1932, o presidente Vargas tornou obrigatório o ensino de canto nas escolas e criou o Curso de Pedagogia de Música e Canto. Em 1933, foi organizada a Orquestra Villa-Lobos.
Entre as composições mais conhecidas do maestro são: "Cair da Tarde", "Evocação", "Miudinho", "Remeiro do São Francisco", "Canção de Amor", "Melodia Sentimental", "Quadrilha", "Xangô", "Bachianas Brasileiras", "O Canto do Uirapuru", "Trenzinho Caipira".
Procurem ouvir algumas das músicas deste que foi um maiores compositores do mundo.