III ENCONTRO DE VIOLÕES DE MONGAGUÁ
Dentro das oficinas culturais oferecidas pelo Departamento de Cultura de Mongaguá, sempre houve uma grande procura á Oficina de violão por parte da população. Por esse motivo em 2011 cria-se a Orquestra de Violões de Mongaguá, e para a entrega do grupo para cidade surgi encontro de Violões de Mongaguá.
A proposta da Orquestra de Violões de Mongaguá é trabalhar com repertório que passa do erudito ao popular, buscando levar ao público peças pouco executadas, transcrições, arranjos e estreias, juntamente com melodias comuns à todas as idades.
O III Encontro de Violões será realizado nos dias 27 e 28 de setembro ás 19h30 no Centro Cultural Raul Cortez com entrada franca é realizado pelo Departamento Cultura da Prefeitura Municipal de Mongaguá, tendo como apoio PH Produções. Este ano homenagearemos Marcelo Brazil, professor e compositor.
Marcelo Brazil
Natural de Salvador, Bahia, iniciou seus estudos musicais em Campina Grande, Paraíba, aos quinze anos. Depois, morando em Pernambuco, estudou violão no Centro de Educação Musical de Olinda e cursou Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco (UFPe), graduando-se em 1994. Em 1999 iniciou o Bacharelado em Composição e Regência na Unesp e o curso de violão popular na Universidade Livre de Música com a professora Paola Picherzky. Fez cursos com os músicos Ulisses Rocha, Paulo Bellinati, Rui Saleme, Rui Weber, entre outros. Concluiu, em 2004, o Mestrado em Música na Unesp onde desenvolveu trabalho de pesquisa sobre a obra do violonista Baden Powell, sob a orientação do Prof. Dr. Giácomo Bartoloni. Atuou durante 13 anos como professor em projetos socioculturais onde desenvolveu um vasto repertório de composições e arranjos para grupo de cordas dedilhadas. Lecionou na Faculdade Paulista de Artes, Universidade Metropolitana de Santos e atua no curso de Música da Universidade Federal de São Carlos. No início de 2012 lançou um livro de partituras destinado a grupos de cordas dedilhadas. Integra o Duo Violeta ao lado da clarinetista Rosa Barros e desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Federal da Bahia sob orientação da Profa. Dra. Cristina Tourinho.
Programação do III Encontro de Violões
Dia: 27/09/2013
Alunos da Oficina Cultural de Violões de Mongaguá
Camerata de Violões do PDA
Orquestra de Violões de Mongaguá
Dia: 28/09/2013
Camerata de Violões Brasilis
Duo Violeta
Marcelo Brazil, Orquestra de Violões de Mongaguá e Camerata de Violões Brasilis apresentaram peça inédita de Marcelo Brazil feita exclusivamente para apresentar no III Encontro de Violões.