quinta-feira, 19 de setembro de 2013

III ENCONTRO DE VIOLÕES DE MONGAGUÁ


III ENCONTRO DE VIOLÕES DE MONGAGUÁ

Dentro das oficinas culturais oferecidas pelo Departamento de Cultura de Mongaguá, sempre houve uma grande procura á Oficina de violão por parte da população. Por esse motivo em 2011 cria-se a Orquestra de Violões de Mongaguá, e para a entrega do grupo para cidade surgi encontro de Violões de Mongaguá. 

A proposta da Orquestra de Violões de Mongaguá é trabalhar com repertório que passa do erudito ao popular, buscando levar ao público peças pouco executadas, transcrições, arranjos e estreias, juntamente com melodias comuns à todas as idades.

O III Encontro de Violões será realizado nos dias 27 e 28 de setembro ás 19h30 no Centro Cultural Raul Cortez com entrada franca é realizado pelo Departamento Cultura da Prefeitura Municipal de Mongaguá, tendo como apoio PH Produções. Este ano homenagearemos Marcelo Brazil, professor e compositor.

Marcelo Brazil
Natural de Salvador, Bahia, iniciou seus estudos musicais em Campina Grande, Paraíba, aos quinze anos. Depois, morando em Pernambuco, estudou violão no Centro de Educação Musical de Olinda e cursou Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco (UFPe), graduando-se em 1994. Em 1999 iniciou o Bacharelado em Composição e Regência na Unesp e o curso de violão popular na Universidade Livre de Música com a professora Paola Picherzky. Fez cursos com os músicos Ulisses Rocha, Paulo Bellinati, Rui Saleme, Rui Weber, entre outros. Concluiu, em 2004, o Mestrado em Música na Unesp onde desenvolveu trabalho de pesquisa sobre a obra do violonista Baden Powell, sob a orientação do Prof. Dr. Giácomo Bartoloni. Atuou durante 13 anos como professor em projetos socioculturais onde desenvolveu um vasto repertório de composições e arranjos para grupo de cordas dedilhadas. Lecionou na Faculdade Paulista de Artes, Universidade Metropolitana de Santos e atua no curso de Música da Universidade Federal de São Carlos. No início de 2012 lançou um livro de partituras destinado a grupos de cordas dedilhadas. Integra o Duo Violeta ao lado da clarinetista Rosa Barros e desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Federal da Bahia sob orientação da Profa. Dra. Cristina Tourinho.

Programação do III Encontro de Violões

Dia: 27/09/2013

Alunos da Oficina Cultural de Violões de Mongaguá
Camerata de Violões do PDA
Orquestra de Violões de Mongaguá


Dia: 28/09/2013

Camerata de Violões Brasilis


Duo Violeta


Marcelo Brazil, Orquestra de Violões de Mongaguá e Camerata de Violões Brasilis apresentaram peça inédita de Marcelo Brazil feita exclusivamente para apresentar no III Encontro de Violões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário